quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Respeito

Respeito?
 
Conheço um pessoal que exige muito isso, pessoas ao meu ver, muito sensíveis. Mas vejamos, penso que a palavra respeito é mais usada como um eufemismo para a tolerância condescendente de hipócritas preconceituosos. Segundo o dicionário, respeito é o sentimento que nos impede de fazer ou dizer algo desagradável a alguém, ou apreço, consideração, deferência, obediência, submissão, temor, medo. Lendo essas definições, respeito é um conceito que pensam ser universal, mas que para mim é bem subjetivo, por exemplo, se respeito é o que nos impede de dizer algo desagradável, quem define oque é desagradável ou não? Algumas pessoas podem achar uma atitude desagradável outras não. O famoso ¨saúde¨ após alguém espirrar em alguns lugares é agradável, em outros é desagradável e de extremo mau gosto.
 
Segundo também o dicionário, vai de sentimentos nobres como apreço e deferência a outros não tão bem vistos como submissão e medo. sem contar que o que consideramos digno de temor varia de pessoa para pessoa, poder, inteligência, fama, dinheiro e muitos etc etc podem ser valorizados. No final cada um tem sua própria visão de respeito.
 
O problema é a noção que se tem que respeito é algo intrínseco a existência, algo que devemos ter independente do que for. Nem tudo é passível de respeito, uma idéia pode ou não ser respeitada de acordo com seu propósito e consistência. A única coisa que deveria ser respeitada incondicionalmente, são nossos direitos básicos, mas são os primeiros a não serem respeitados, geralmente por aqueles que exigem respeito.
 
Considero poucas pessoas dignas de respeito, talvez por meus valores serem diferentes da maioria, por isso tenho mais respeito pelos direitos de cada um do que a maioria. Mesmo sem nenhum respeito por idéias idiotas proferidas por algum idiota, defendo seu direito de ser um idiota público. Os que mais exigem respeito de tudo e todos são os primeiros a violar o direito que temos de discordar. Em uma pagina ateísta onde geralmente estou e ajudo nas publicações, são comuns aparecerem pessoas exigindo respeito. A estas peço que entendam primeiro o significado de respeito, antes de tentar censurar pessoas que estão em um lugar próprio para o assunto, do meu ponto, isso sim é desrespeito, estas mesmas postam insultos, ofensas, pedidos de respeito em nossa própria página, único lugar que ateus podem se manifestar sem serem censurados. Bom o meu modo de respeitar vocês, é não invadir o seu espaço com minhas postagens, que reservo a pagina, jamais iria até vocês com minhas exigências, esse é o ponto de vista sobre respeito de quem não tem deus no coração.
 
Finalizando, uma frase, não sei o autor, mas diz assim: Quem exige respeito, geralmente não o merece, quem o merece o tem naturalmente.
 
Bruna