sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Livre arbítrio

O livre arbítrio, ao mesmo tempo que é uma das coisas mais ridículas e sem noção, também é a mais pura verdade. A mais pura verdade se olharmos o mundo real, o mundo como ele é, sem fadas, duendes, dragões, coelhinhos da páscoa , papai noel e papai do céu. No mundo real o livre arbítrio é tão real quanto você e eu, são nossas escolhas, tanto boas como ruins, escolhas que nós levam ao sucesso ou ao fracasso, nos levam a fazer o mal a alguém, ou fazer o bem, sem olhar a quem, ou olhando a quem, dependendo do tamanho de suas nádegas.

O problema do tal livre arbítrio tão mencionado pelos cristãos, é que só é mencionado para coisas ruins que os humanos fazem. Um bandido cometendo um assalto, usou o livre arbítrio, o estuprador, até mesmo os pastores, usou o livre arbítrio, os padres pedófilos, usaram o livre arbítrio. Ou seja, nada disso é de deus e sim dos humanos. Porém um médico que salva uma vida, não usou o livre arbítrio, operou pelas mãos de deus, alguém levando um prato de comida para quem está com fome, não usou o livre arbítrio, está fazendo pela vontade de deus. Isso é tão desonesto, faz o mal ser nosso e o bem do além. NÃO, o bem também é nosso e eu não abro mão disso. 

Como pode haver um criador onisciente e livre arbítrio ao mesmo tempo? E não venha mudar o significado da palavra onisciente, só existe um significado, se vocês inventaram outro, seria só mais uma invenção ou interpretação de mentes férteis. Ou ele é onisciente é não existe livre arbítrio, ou existe é ele não é tão poderoso assim. Eu fico com a terceira opção... ele não existe. O livre arbítrio de uma única pessoa, pode mudar o destino de 1000 pessoas, levando algumas até a fazer o mal, reféns do livre árbitro de uma só. Coisas ruins acontecem com bebês o tempo todo, sem ninguém ter culpa. Vítimas de que? De quem? Deus? 

O mais engraçado do livre arbítrio, é usado por pessoas, advogando em defesa de um ser imaginário. 

O mal é humano, o bem também, o bem é nosso! 

Bruna