quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O chupacabras

O chupacabra 

A pessoa que acredita no "chupacabra" tem dois argumentos para tentar te convencer da existência dele. Argumento 1 : seu primo Chico, um alcoólatra, diz que viu um durante suas farras ( ele também vê cobras com pernas, jumentos falantes, mulheres virando estátuas...). O outro argumento é que seu vizinho viu um atacando algumas cabras, atirou nele, o matou, tirou fotos, e mandou empalhar o corpo para quem quiser ver.

Se você quer convencer alguém que o chupacabra existe, é óbvio que você usuária o argumento do vizinho , o argumento do primo Chico é só um argumento péssimo, enquanto o do vizinho é conclusivo. Quando você quer convencer alguém, você usa o melhor argumento que você conhece, não é mesmo?

Então existem dois tipos de argumentos, igualmente populares para a existência de algo, ou são todos igualmente bons e qualquer um deles deve ser razoavelmente convincente para uma pessoa honesta, ou são todos igualmente ruins e nenhum deles serve para evidência de nada, nem para fazer uma seleção entre eles mesmos. Mesmo admitindo que alguns dos bons argumentos fique um pouco técnico e pode ficar um pouco fora de alcance da média intelectual da maioria, um bom argumento sempre vai se destacar contra qualquer número de argumentos ruins.

Quando olhamos para todos os argumentos da existência do "chupacabra ", o que vemos ? Vemos uma grande selva de argumentos geralmente pobres, todos os que estão disponíveis em mentes crédulas. Quando olhamos para eles um a um, descobrimos que todos são tão confiáveis quanto o do primo Chico, dependem de superstições, manipulações, padrões duplos, e assim por diante.

"Chupacabristas" ficam empurrando argumentos de A a Z, se o argumento Z fosse o conclusivo, o válido, o que faria todos comprarem armas para defender-se do chupacabras, nenhum "chupacabrista" perderia tempo tentando empurrar os argumentos X e Y, quando não, o alfabeto inteiro. Cada novo argumento necessário, vai mostrando como o ultimo era falso, e todos igualmente falsos.

Essa linha infinita de argumentos, é a prova de que os "chupacabristas",não tem nada sólido, e nunca vão ter. Gente... esqueçam, chupacabras é só uma crendice popular, nada mais que isso.

Bruna