sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Bate papo com Daniel Sottomaior.



Bate papo com Daniel Sottomaior.



ATEA - Associação brasileira de ateus e agnósticos. Por minha experiência em grupos, páginas, fóruns e blogs ateístas, percebo que não raro a Atea é confundida como só mais uma página ateísta no facebook, geralmente por pessoas novas, tanto em idade como no ateísmo. Não é para menos, a página é uma gigante no meio, conta hoje com mais de 375.000 seguidores. A página é muito importante para divulgação do ativismo feito pela Atea, por isso a importância do compartilhamento de seus posts, para chegar a mais ateus que não conhecem a organização. Mas para os desavisados, a Atea é muito mais. É uma associação sem fins lucrativos, registrada legalmente na receita federal, pode realmente representar os ateus judicialmente, na mídia ( entrevistas, campanhas e garante nosso direito de resposta). Nos representa no comitê de diversidade religiosa da secretaria de direitos humanos, no comitê de direito a liberdade religiosa da OAB/SP, entre outros. Por isso a importância da divulgação da organização. Muitas vezes, em redes  sociais surgem boatos, e para saná-los, nada melhor que a informação.

Não há dúvidas de que ele seja um ateu, presidente da Associação brasileira de ateus e agnósticos, Daniel Sottomaior gentilmente cedeu um pouco de seu tempo para bater um papo com a gente.



Bruna -  Daniel, antes de fundar a Atea, acredito que você já vinha a algum tempo fazendo uma certa militância, quais eram os
recursos que os ateus tinham na época e quais foram  as facilidades que os ateus tiveram com o nascimento da Atea ?

Daniel - Nenhum. A Atea permite que os ateus tenham personalidade jurídica para ir à justiça, lhes dá representatividade perante órgãos públicos, possibilita captação e encaminhamento de denúncias, interação com o legislativo e o executivo, permite execução de campanhas de mídia, exposição na imprensa, captação de recursos para execução de projetos e parcerias de interesse dos descrentes, alavanca a luta contra o preconceito.


Bruna -  Ateísmo é somente a não crença no divino.  Em um pais como o Brasil, onde dogmas estão enraizados na cultura, encontramos ateus que não diferem muito de teístas, permanecem os dogmas , muitas vezes com outros nomes, mas são eles. Você acha que o ateísmo militante deveria ser mais humanista/secularista ? Ou seja, a informação disseminada ser mais voltada para o humanismo/secularismo em lugares onde essas raízes dogmática são profundas. 

Daniel - Não vejo essa necessidade.


Bruna - A Atea, entre outras coisas, também faz a militância online, com sua página no facebook, também é a maior, hoje com mais de 375.000 seguidores, mas há muitas outras menores e grupos ateístas. Como você vê essa militância ?

Daniel - Não vejo militância fora da Atea. Há grupos que realizam ações isoladas, mas elas parecem ter um interesse pequeno, se é que tem algum, no ativismo - ou seja, em ações concretas em prol dos interesses dos ateus, como a preservação da laicidade e a luta contra o preconceito.


Bruna -  Notei uma mudança de postura na fanpage, antes a página era acusada de ser muito agressiva, hoje ela esta menos agressiva, ainda com posts humorísticos, mas com uma variedade maior de conteúdo. Mudança natural ? Ou pressões externas ? 

Daniel - A mudança de conteúdo segue apenas o material que temos disponível, que na maior parte não é nosso. A maior parte do que publicamos não é material próprio. Pressão externa sempre tem, não importa o que se faça, e não muda em nada o que fazemos. 


Bruna - O estado laico no Brasil está só no papel, porém é o papel mais importante do pais. A Atea já atuou de alguma forma, seja fiscalizando ou denunciando nessa área ?

Daniel - Grande parte do nosso ativismo judicial hoje é levar adiante as denúncias de violação da laicidade do Estado, o que na maior parte das vezes se faz através de denúncias ao Ministério Público. 


Bruna - A Atea tem conseguido grandes conquistas, como exemplo a vitória judicial contra um apresentador de tv e formador de opinião, que generalizava todos os ateus como bandidos. Penso que muitos ainda  não entenderam o tamanho dessa conquista e o que representa. Infelizmente casos assim acontecem sempre , a maioria mais sutis. A Atea teria uma estrutura para uma demanda grande de denúncias? 

Daniel - Já estamos no limite da possibilidade de ação porque as denúncias que recebemos consomem grande parte dos recursos disponíveis.


Bruna - Existem algumas pessoas que talvez por falta de informação, acabam fazendo uma pequena confusão entre a contribuição voluntária dos associados e o dízimo cobrado em igrejas. Você poderia elucidar esse assunto? 

Daniel - O dízimo é uma contribuição 

a) feita sob ameaça de punição divina (por exemplo, "quem não dá o dízimo rouba de deus") 
b) com a promessa de recompensa material e imaterial
c) fixada pelos interessados em recebê-la
d) usufruída pelas pessoas que o coletam.


Bruna -  Qual a diferença entre um associado contribuinte e um não contribuinte.

Daniel -  Associados contribuintes ajudam a financiar as ações da entidade de maneira regular. Os outros, não necessariamente.


Bruna -  Um ateu que não seja associado em nenhuma categoria, pode procurar a Atea caso precise ? 

Daniel - Sempre 


Bruna - Muitas vezes ficamos sabendo da intervenção da Atea em algum caso, mas o grande público não fica sabendo como ocorreu, quais foram as ações, se houve despesas.  Quem as pagou, advogados etc. Tomemos por exemplo o caso do menino Ciel Vieira, que era obrigado o orar na escola e procurou a Atea. Qual é o procedimento ? 

Daniel - O encaminhamento das denúncias não tem um padrão, elas precisam ser avaliadas individualmente. No caso do Ciel, por exemplo, ele era obrigado a rezar no colégio público onde estudava. Ele procurou a Atea e foi orientado a documentar os eventos. A Atea oficiou a escola requerendo o fim das orações, denunciou o ocorrido ao Ministério Público e à secretaria de educação, e encaminhou o caso à imprensa. As orações pararam, e o caso recebeu ampla cobertura na mídia.

Assista ao vídeo com comentários de Ciel Vieira click aqui. 

Leia a matéria sobre o caso. Click aqui.



Bruna - Existe planos para crescer? A expansão da Atea pode ser em breve, uma necessidade .

Daniel - Não há planos para crescer, nunca paramos de crescer. São 8 mil curtidas na fanpage e centenas de novos membros todos os meses.



Para quem ainda não conhece todo o trabalho da Atea, estejam todos convidados. Os links para vocês: 

Site da Atea click aqui.
Página do facebook click aqui.
Grupo de discussões da Atea no facebook click aqui.
Canal do youtube click aqui.