domingo, 14 de dezembro de 2014

Por que ateus tem raiva?

Por que ateus tem tanta raiva ? 


* O texto não está falando por todos ateus.

* Essa pergunta é frequente em páginas e grupos ateístas. Vou dar meu ponto de vista. Vejam como um desabafo pessoal. 


Eu tenho raiva porque segundo pesquisas quase ninguém votaria em um candidato declaradamente ateu para presidente. Tenho raiva porque convenções de ateus ao redor do mundo precisam de segurança, porque sofremos ameaças de morte. Tenho raiva porque presidentes de "potências" dizem que ateus não são considerados cidadãos. Tenho raiva porque mais da metade dos brasileiros acreditam que viemos do barro e querem enfiar isso em escolas. Tenho raiva porque pessoas estão morrendo de AIDS na África e na América dos Sul porque a igreja católica diz que usar preservativos faz o menino jesus chorar. 

Tem mais raiva... Tenho raiva porque mulheres não podem decidir sobre o próprio corpo, porque a religião está dentro do governo. Tenho raiva porque mídias pedem a opinião de líderes religiosos, quando estes não tem o mínimo embasamento para falar no assunto, mais raiva quando esses líderes se metem na vida das pessoas dando conselho sobre sexo, relacionamento , depressão etc, não com base científica, mas a partir de sua doutrina. Estou com raiva porque líderes dizem que as mulheres devem se submeter aos seus maridos, mesmo que estes as espanquem. 

Tem mais raiva... tenho raiva porque crentes usam a "oração"para ganhar eventos esportivos, concurso de beleza... como se fossem o centro do universo. Estou com raiva porque a crença leva a conclusão revoltante de que deus deliberadamente deixa as pessoas adoecerem para fazer elas rezar para obter a cura. Tenho raiva porque enfiam isso na cabeça de crianças e moribundos, fazendo-os acreditar que se não obtém a cura, a culpa é deles. 

Tem mais raiva... Tenho raiva quando crentes usam terríveis tragédias encharcadas de sangue e luto como uma oportunidade de falar sobre o "bondoso deus". Tenho raiva porque a madre Teresa usou seu sofrimento pessoal como sua fé perdida em deus, transformou em obsessão e fez do sofrimento um presente de deus para a humanidade, fazendo pessoas pobres morrerem em seus hospitais e hospícios, tenho raiva porque todos colaboraram com essa loucura, sem procurar informações, só porque era uma "madre". 

Tem mais raiva... tenho raiva quando pais e líderes religiosos aterrorizam crianças com a tortura eterna, e esses mesmo líderes usam disso para abusar sexualmente delas. Estou furiosa com a igreja católica que deliberadamente, conscientemente, repetidamente durante anos agiu para proteger estupradores, colocando a reputação da igreja em primeiro lugar. Estou enfurecida com a igreja simplesmente mudando estupradores de paróquia, onde não são conhecidos. Tenho raiva porque embutiram na cabeça das crianças que o simples fato de questionar a religião, é um dos maiores pecados, e são essas crianças de ontem que hoje atacam ateus. Tenho raiva porque crianças do sexo feminino são ensinadas a odiar e temer sua sexualidade. 

Querem mais raiva ? Tenho raiva porque um líder com milhares de seguidores atirou aviões contra prédios porque não seguiam sua doutrina. Tenho raiva quando líderes oportunistas usam da fé cega das pessoas para roubar, enganar, mentir , manipular o processo político, tirar proveito sexual, mas esses geralmente se portam como a escória da humanidade. Fico com raiva quando as pessoas vêem isso e atacam o ateísmo dizendo que sem religião as pessoas não tem moral. Tenho raiva quando crentes baseiam toda sua vida em o que na melhor das hipóteses é só um palpite, e querem que outras pessoas sigam igual. Tenho raiva porque religiosos transformaram a fé religiosa em uma virtude, em um traço de caráter, quem não a tem, é uma pessoa má. 

Mais ? Ok ! Tenho raiva porque crentes afirmam saber todas as verdades do universo, a partir de suas bundas sentadas em banquinhos lendo um livro medieval, e acusam ateus de serem arrogantes. Tenho raiva porque tudo que a ciência descobre os crentes simplesmente dizem: ok esta parte do mundo não é sobrenatural, mas que tal essa lacuna aqui ? Tenho raiva quando crentes desperdiçam a po*** do meu tempo em debates dizendo : "eu posso explicar" e no final de tudo dizer : " sinto isso em meu coração". Tenho raiva porque sei mais sobre a religião deles do que eles próprios. Raiva quando acusam ateus de intolerância por dizer : "isso não faz sentido". Raiva quando os líderes das mais poderosas igrejas se fazem de vítimas perseguidas, mártires. Raiva porque crentes defendem-se quando há crime dizendo: "isso não é fé verdadeira", mas antes do crime era. Muita raiva quando dizem que as partes em que há o retorno imediato de jesus ou todas orações respondidas, não são literais, mas quanto ao sexo entre iguais é. Bom, tenho uma lista de mais de 150 motivos de raiva ainda, mas iria ficar muito grande. 

Por que a raiva é boa? Porque ela é um incentivo, assim como sempre foi em movimentos sociais. Ou não tinha raiva quando tiraram Collor do governo ? Ou no direito das mulheres ? Como força motriz sempre teve uma enorme quantidade de raiva contra opressores, sobre a injustiça, maus tratos, raiva sobre o desamparo. O que mais fariam as pessoas se mobilizarem? Quando você que se diz ateu, tem raiva da nossa raiva, você está dizendo para nos enfraquecer, nos privar de uma ferramenta que nenhum movimento social foi capaz de agir sem. Dizendo para sermos educados, quando a história nos mostra outra coisa. Claro, a raiva que falei até agora, é a raiva que impulsiona a agir, não a violência física, e não confundam ditadores comunistas com ateus, porque isso também me da raiva. 

E o que me da mais raiva é saber que esse texto enorme, é muito maior, eu poderia escrever livros sobre tudo que a religião faz de mal para a sociedade. 

E você aí cristão, lendo toda essa mer** que escrevi, uma história milenar de abusos, injustiças, mentiras, traições e ignorância internacional. Você achando ruim que nos últimos dois anos os ateus tem sido sarcásticos na internet ? Achando equivalente ? Haa me poupe, tenho raiva de você! 

Por uma ativista ateia que não tomou vacina anti rábica, e baba de vez em quando. 

Mas que fora isso, é legal :) 

Bruna