sábado, 27 de dezembro de 2014

Ateus e ciência. Casamento perfeito.

Ateus e ciência. Casamento perfeito. 

Por que ateus falam tanto em ciências ? Se entender de assuntos científicos não é um pré requisito para ser ateu. Ou ser ateu não é um pré requisito para ser cientista, visto que temos cientistas teístas, minoria, mas temos. Então por que essa conexão entre ciências e ateísmo ? 

A ciência nunca vai ser capaz de provar alguma crença religiosa, mesmo porque, é difícil provar que  algo não existe. Mas se a sua religião afirma que a terra foi criada a 6.000 anos, afirma que houve uma grande inundação que cobriu até a mais alta montanha ou afirma que o ser humano foi moldado de argila exatamente como estamos... sim a ciência tem algo a ver com isso, e a resposta dela é NÃO. Se você afirma que deus usou a evolução, a ciência ainda não tem resposta,mas aponta falhas e está trabalhando nisso. Se você afirma que temos espírito, a ciência ainda não pode provar, mas a neurologia nos mostra o funcionamento físico do cérebro e suas mudanças. Ao fazer isso, a ciência empurra sua religião para a categoria de ideias improváveis. 

A ciência joga para escanteio a religião como forma de explicação para o mundo. Vimos que Thor não é o responsável por raios, nos mostrou como o sol nasce e se põe, como ficamos doentes, e por que. Ao longo de 100 anos a ciência nos deu uma imagem mais coerente do universo, com isso matou centenas de "deuses" que eram responsáveis por tudo. Hoje um crente não grita "ateus expliquem como um raio cai" porque a ciência já explicou, hoje eles gritam "ateus como o mundo surgiu", assim como todo o resto, é uma questão de tempo, calma crentes. 

A ciência nos mostrou que nossos sentidos não são completamente confiáveis para explicar o mundo, descobrimos que eventos passados não poderiam sempre prever eventos futuros, descobrimos que nossas mentes tendem a ver padrões onde não existem, descobrimos que nossa mente tende a ver o que mais quer ver, e a pensar o que quer. Descobrimos que multidões ou figuras de autoridades não são confiáveis para explicar tudo, isso devemos a ciência. Desenvolvemos um método lento, meticuloso e rigoroso de testes para nossas ideias, o método científico, que não depende de achismos, multidões, sentidos ou autoridades. 

Muitas pessoas não entendem, a ciência não é um conjunto de fórmulas e teorias, a ciência é um método, um método que utiliza entre outras coisas, seleções de amostragem, grupos de controle, duplo cego com testes com placebos, transparência, avaliação por pares, replicar resultados etc etc

Agora vemos o método religioso, método que se baseia em intuição pessoal, autoridade de líderes, autoridade de livros medievais, nossa tendência em crer que se todos em volta pensam igual, deve ser verdade, em nossa predisposição a acreditar no que fomos ensinados quando crianças, sabemos que nada disso é confiável. 

Temos esses dois métodos para ver o mundo, quer testar qual deles da mais certo ? Para se tornar ateu, tendo crescido na religião, a pessoa precisa questionar dogmas, e é a ciência que faz esse trabalho. 

O método religioso resumindo é : cale a boca, é assim ! Quando se tem que defender não só suas hipóteses, mas também o método para chegar a elas... É o começo do fim. 

A ciência nos da um método confiável para descobrir o mundo, e por isso, nós a amamos. 

Bruna