sábado, 6 de dezembro de 2014

Ciência ? Qual o problema ?

Ciência X religião

Afinal qual é o problema da religião com a ciência ? Para ser mais justa, qual é o problema dos fanáticos religiosos com a ciência ? Vou tentar colocar o que penso agora...

Vou tentar trabalhar meu raciocínio em cima de dois exemplos: aquecimento global e evolução. 

É muito comum fanáticos religiosos, ou cristãos conservadores, negarem o aquecimento global, ou aceita-lo, mas colocando datas e "cientistas" afirmando que é comum e que já aconteceu outras vezes. O problema deles para mim é claro, é difícil para eles aceitar que nós seres humanos temos algo a ver com a temperatura do planeta. Seria arrogante pensar que seres humanos poderiam ter tanto impacto na "criação".  Muitos também fazem uma conexão com as profecias do fim dos tempos, e acham que faz parte do "plano", o arrebatamento que está por vir. E claro, eles mesmo esperam não estar aqui para ver, por isso afirmam com tanta certeza. 

A evolução. Na verdade a teoria da evolução por seleção natural é bem aceita até mesmo entre os cristãos, principalmente católicos, não é aceita por fanáticos e por conservadores, que são os que mais fazem barulho. A teoria da evolução, principalmente a evolução humana, é um ataque contra a crença de que deus criou o homem a sua imagem. Assumir que os seres humanos existem a partir de uma sequência de "oportunidades" ao longo de bilhões de anos, isso na pior das hipóteses para eles... mata deus, claro, digo na pior, porque cristãos liberais colocam deus como a causa da evolução, e era plano dele. Para os fanáticos e conservadores a evolução destrói a fé, simples assim. 

A questão é que a ciência se opõe a visão fanática e conservadora do mundo, quando isso ocorre, um caso grave de dissonância cognitiva se estabelece, as duas ideias  simplesmente não podem ocupar o mesmo espaço, para um cérebro resolver o problema. Infelizmente muitas vezes a ciência perde para a fé, porque fé é emocional, e é difícil competir com a promessa de vida eterna. Um dos truques que a mente usa para dar suporte a sua escolha sentimental é a "confirmação" ou seja, o apoio que recebe ao seu ponto de vista, por isso fanáticos precisam estar reunidos, precisam estar em contato, para manter essa "confirmação". E ao mesmo tempo, ignorar ou subestimar o outro lado. 

Milhões de fanáticos e conservadores resolvem sua dissonância, rejeitando a ciência. A ironia para eles é que vivemos em uma sociedade totalmente dependente da ciência, para todos os aspectos do estilo de vida que estamos acostumados nesse século.  Imagino que com nosso estilo de vida, deva ser muito difícil para eles mesmo manter essa escolha, pois devem discordar até da maioria dos cristãos. 

Você não precisa necessariamente perder sua "fé", sua crença em deus, ao aceitar o que a ciência tem a oferecer, na verdade você já aceita, na hora que atende um telefone celular, acessa a internet, toma um remédio, faz um exame, um RX, dirige seu carro, toma uma vacina, faz exame pré natal, até mesmo lendo a bíblia, a evolução gráfica é ciência pura. 

Você pode simplesmente ajustar sua fé, vale a pena lembrar que a fé cristã também vem evoluindo com o passar do tempo, a passos curtos, mas em evolução, e com certeza você estaria em boa companhia neste ajuste. 

O que não podemos deixar é fanáticos ditando o que todos devem fazer em nosso governo, muito menos pensar em sugerir ensino de criacionismo em escolas, e sei que lá no fundo, você sabe que isto não será certo, veremos nosso pais em próximas gerações ficar cada vez mais atrasado, porque como falei no início... Ciência X religião, o resultado disso em países como o Brasil, em que o fanatismo aumenta a cada dia... 

Todos iremos perder, inclusive você !

Bruna