quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Você acredita em mim?

Você acredita em mim? 

Vou perguntar diferente: você acredita que você existe? Eu realmente espero que você responda que não acredite, espero que responda que você saiba que você existe. Essa é a diferença, entre crença e conhecimento. 

O que funciona melhor ? Agir sobre crenças ou agir sobre conhecimentos ? Se você está pensando na resposta, tendo dificuldades de responder, então talvez as suas crenças lhe empeçam de reconhecer o óbvio.

Se você não sabe sobre algo e deixar esse assunto ao nível da sua crença sobre isso, provavelmente será falso. Se você sabe sobre algo, então você não precisa acreditar. Entre a ignorância e o conhecimento que você tem sobre o mundo e sobre o que o cerca, a melhor maneira se lhe dar com suas incertezas envolve pensar em termos de probabilidades. Qual é a utilidade da crença ? 

Crenças ou religiões representam um tipo de atividade mental que produz uma desnecessária e falsa sensação de confiança e falta total de informação. Fé raramente concorda com o mundo que nos rodeia. A história verdadeira nos mostra que a crença e a fé só servem de gatilho para violência e destruição, sustentando a ignorância das pessoas. 

Todas as coisas que sabemos sobre o mundo podemos exprimir sem se referir a uma crença. Mesmo em seu nível mais benigno, crenças agem como barreiras a compreensão. 

Em vez de possuir crenças, podemos utilizar modelos para fazer previsões sobre as coisas do mundo, teoria e hipótese. Podemos substituir a palavra crença pela palavra pensar. A maravilha do universo nos da uma sensação poderosa de curiosidade, certamente vamos falhar algumas vezes, mas renegar crenças nos  permite corrigir nossos erros. 

Um dos maiores problemas da religião, se não o maior, foi elevar a palavra crença a um status que ela não pertence. É muito normal pessoas com falta de informação confundirem a palavra teoria 
com uma teoria científica, um simples dicionário pode resolver. 
Infelizmente a palavra crença não permite outro significado, por mais que vocês tentem.  

Bruna