quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Eu creio que você pode crer !

Eu creio que você pode crer ! 

Eu sempre leio "por ai" algo sobre ter o direito de acreditar em certas coisas. Não entendo porque falam tanto nisso. Até parece que este direito está em risco...

Ninguém pode tirar seu direito de acreditar no que quiser, e digo mais, ninguém está tentando fazer isso, apesar de alguns acharem que eu estou. Todos temos o direito de acreditar no que quiser, não importa o quanto errado está. 

Crenças, assim como todos os nossos pensamentos, são nossos, são próprios. Faz parte da área privada da pessoa, nada pode tirar de você, nenhuma lei, polícia, governo, ditador, torturador, ou ateu malvadinho papa crente. Suas crenças são PRI-VA-DAS, a menos que você decida a tornar pública. Ninguém pode nem saber a sua crença, a menos que você queira expressá-la. 

Mas... sempre tem um "mas" né ? Vocês já esperavam por ele, podem falar, eu sou previsível. Mas ninguém tem o direito de expressar suas crenças sem consequências, mais um "mas", mas ninguém tem o direito de agir conforme a sua crença sem consequências! 

Se você entrar em uma boate gay com uma camiseta escrito "gays devem morrer", terá consequências, se eu estiver lá, graves consequências. Se eu infringir os termos do facebook com minhas crenças, o facebook irá bloquear. 
Eu não vou escrever ateia militante em meu currículo para emprego, faz parte do meu privado que pode ter consequências. Se você agir por sua crença gritando insultos raciais no centro de São Paulo na hora movimentada, você vai mudar de cor, vermelho vivo, ou nem tanto. 

Essas consequências são para as ações e expressões , não sobre a sua crença, percebem a diferença. Você pode crer que é o "salvador", mas... Entendeu né ? 

Eu tenho uma suspeita de o porque nós ouvimos tanto sobre o direito de acreditar, direito a crenças, é que algumas pessoas, algumas pessoas religiosas, recusam-se em fazer a distinção entre crenças particulares e ações pela crença, pensam mesmo que a palavra "crença" significa "agir", "expressar".

 Podemos acreditar em coisas que não tem nenhuma conexão com a realidade, como apedrejar alguém até a morte porque te traiu, ser legal. O que você não pode é querer sair impune se agir assim. Você pode acreditar que "deus" colocou o hímen na mulher como um lacre de qualidade para você, ou para você brincar de o furar, mas não pode achar ruim caso expressar isso que eu pense que o culto a virgindade é feito por homens inseguros, que não gostam de comparações. Meninas uma dica! Homens que querem virgens, são péssimos amantes, querem que vocês pensem que aquilo é sexo, ou se você já fez a besteira, vai por mim, isso aí não é sexo. 

Precisamos lembrar que acreditarmos em algo, não importa a intensidade que acreditarmos, não quer dizer que é real, sempre podemos estar errados. Os crentes afirmam que os ateus estão infringindo o seu direito de crer. Não ! Nós reconhecemos o fato de que você pode acreditar em qualquer coisa que você queira, não existe como infringir esse direito, não existe ! 

Aqueles de nós que ainda se preocupam com a separação entre a igreja e o estado, querem apenas que vocês parem de colocar sua crença, que é somente seu pensamento privado, em cima de todos, eu posso começar a crer que sou uma serial killer hein, crer eu posso né ? Ou você quer tirar o meu direito de crer ? 

Bruna