quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Os presídios precisam de mais da "palavra".

Os presídios precisam mais da "palavra". 

A famosa "saidinha" de natal, que esse ano já contabilizou roubos, assaltos, sequestros relâmpago tráfico de drogas, tentativa de assassinato e até um que chegou ao nível estupro, tipo pastor Marcos e alguns padres. Essa coisa da foto, não sei como chamá-lo, humano não né, e animal, ofenderia os animais. 

Nessa época há dois benefícios dados aos detentos, a "saidinha" que por sinal não é só no natal, e o indulto, é comum confundirem os dois, no jornal que peguei essa foto, estava errado duas vezes, trocando um pelo outro. Esse é o nível de quem nos informa ! "Saidinha" os detentos devem regressar, na data imposta, que geralmente é uma semana, e indulto é o perdão da pena, ou seja, não precisa mais voltar para o presídio, para conseguir um dos dois o detento precisa preencher uma série de exigências, dentre elas as principais, estar no regime semi aberto, e ter cumprido a maior parte da pena. Eu penso que já começa errado, ter esses dois benefícios, fiz uma pesquisa meio por cima, mas não encontrei em nenhum outro pais, me parece ser mais uma das "exclusividades" brasileiras, porque uma coisa chamada "lógica", não funciona no Brasil. A criatura está cumprindo uma pena por um crime cometido, ele poder sair 3, 4 vezes ao ano, em festividades, é uma coisa meio estranha, o normal é em raros casos em que precise da presença da pessoa, aí sim, uma autorização especial. Sem falar que fora a reunião familiar, de um monte de parentes que nem se olham o ano inteiro, festa do comércio e comemoração ao endividamento, desnecessário muitas vezes, até o que todos concordam que não existe, o noel tem mais atenção. Exato, uma data de suma importância para bandidos perigosos serem soltos, porque, o bem deles está em primeiro lugar né ? O indulto então é uma piada de mal gosto, ele existe porque... porque sim, foi a conclusão que cheguei. 

Mas o que me chama a atenção, é que em ambos os casos uma das exigências é estar com a maior parte da pena paga, isso quer dizer que se  ele saiu dali e fez merd*, ele só adiantou a merd*, porque iria fazer dentro de alguns meses do mesmo jeito, isso quer dizer que a maioria da pena cumprida, não mudou nada na pessoa, não será a pena inteira que irá mudar, presídios no Brasil, são um tapa buracos, bem feio até, servem para tirar de circulação o indivíduo por um tempo, bem pouco tempo, Esses dias não soltaram um estuprador em série, que cumpriu apenas 1 ano e pouco? Depois dessa, dificilmente são pegos porque tem que provar o estupro, e a justiça ainda faz questão de mostrar que é hediondo só no papel. O normal em países sérios é, se você tem uma pena de 20 anos, você vai sair a meia noite e um minuto do 354° dia do 19° ano ! Sabe quando você coloca seu filho de castigo, mas aí toda vez você volta a trás e tira antes ? Além de não resolver, estará ensinando ele a não te respeitar, e nunca te levar a sério, as outras crianças também vêem e você acaba  não sendo mais respeitada por ninguém. 

Outra coisa que me chama a atenção, é o argumento do governo para a saidinha, que é a re socialização do indivíduo com sua família em épocas como a do nascimento virgem. Eles falam como se as famílias fossem perfeitas, como se não fossem na maioria das vezes um dos problemas, de a pessoa levar a vida que leva e acabar preso. Sem contar que tirando a própria mãe da criatura, duvido que alguém ficará feliz com sua volta. Um outro problema seria, a pessoa ser liberada dali e cair em outra realidade, dentro e fora do presídio, são como mundos paralelos ( que em alguns casos, funciona melhor dentro ), necessidades que a pessoa não tinha dentro, passa a ter do lado de fora, em média quase 90% dos presidiários já não tinham emprego/renda, quando foram presos, e também tinham em maioria uma família já sem muitos alicerces em todos sentidos. O que esperam que a pessoa vai fazer quando sair da cadeia? É óbvio que ele vai achar um jeito fácil e rápido de conseguir sobreviver, que antes estava sendo dado pelo Estado, na prisão, por pior que seja, tinha um teto e comida.

Sistema penitenciário brasileiro só tampa o sol com a peneira por breves momentos. E se bobear piora, porque entra um ladrão de galinha e sai um traficante ou seqüestrador formado no presídio, e já com networking para a profissão. 

Essas pessoas poderiam estar sendo usadas em benefício da sociedade, trabalhando e usando o tempo em benefício próprio, estudando. Poderiam sair cidadãos de cabeça erguida e úteis para eles mesmos, para a família e para a sociedade. Mas esse investimento, que sim, seria um investimento de verdade, o governo não está se importando. Os presídios brasileiros são iguais ao inferno cristão, não serve para corrigir ninguém, não serve para nada, é só uma vingança, para os que erram ( segundo os que fizeram as regras). 

As prioridades e preocupações deles são outras, geralmente as que geram mais problemas. Para o da foto, já que o sistema não funciona, o consolo é que os outros presidiários, dão um "jeitinho" nele. Menos em ungidos do senhor, esses podem estuprar, sem falar que até o trânsito em julgado, a lei garante lugar diferenciado e transporte diferenciado, pois é, não é só para quem passou anos em uma faculdade, para quem decorou a bíblia e formou-se em pilantragem também, há sim, coroinha e presbíteros/ obreiros, também tem, só você que tem que ter um canudo. E a "palavra" que os crentes enchem a boca para dizer que levam aos presídios... faz uma diferença... nem te conto ! :)

Bruna