terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Fé...




Até onde eu sei existem dois tipos de fé, uma que eu chamaria de fé boa, que seria a confiança na verdade, confiança em uma pessoa, lealdade, por conhecer bem ela, agir de boa fé, ser sincero, honesto. Fé em que o sol nascerá amanhã, fé nas boas intenções de seu amigo, mas tudo baseado em evidências, experiências passadas.

Mas existe o que chamo de fé má, a que é usada no contexto religioso, a que não precisa de provas. A fé que você precisa para acreditar que o sol nascerá amanhã, sem ter nascido hoje, o tipo de fé que você precisa para acreditar que seu amigo é confiável, mesmo depois de descobrir que ele roubou seu dinheiro, fugiu com sua esposa e é procurado por homocídio. Resumindo, a fé idiota.
 
A fé usada pela religião é a glorificação da ingenuidade, exaltação da ignorância. Religiões sabem que precisam chegar até você cedo, antes de você desenvolver o pensamento crítico, enquanto o papai noel ainda faz sentido, nessa fase eles podem convence-lo que suas escrituras e dogmas são a palavra de deus, nessa fase podem convence-lo de que é preciso ter fé, e você se junta ao rebanho de ovelhas.
 
Alguns são mais difíceis de convencer, nessa hora entra em ação a intimidação, ameaças de tormento eterno. Outros são comprados com 72 PPKs virgens. Assim que as religiões ganham novos adeptos hoje, pela fé, antigamente elas não precisavam da fé, porque a única explicação possível para qualquer coisa eram deuses ou deus, mas hoje como há explicações, a fé entrou em ação para sustentar a igreja, sustentar a existência de um ser invisível super poderoso.

É essa fé ignorante que mantém religiões ganhando privilégios na sociedade, negando direitos a outros, limitando liberdade de expressão. Essa fé ignorante que mantém lgbts e mulheres como "diferentes", essa fé ignorante que leva doutrinação para as crianças dentro de escolas, que mutilam órgãos genitais de crianças, que mantém uma representação política desproporcional, isenção de impostos, evita que pessoas morram com dignidade, negam a liberdade sexual e reprodutiva, limitam as pesquisas científicas. E isso tudo, para você também, que não faz parte do sistema de crenças deles.

Afirmam ter respostas, mas falham repetidamente para provar qualquer coisa, por menor que seja. Quando desafiados, como crianças colocam os dedos nos ouvidos e cantam " na, na, na ..."

Ao contrário da fé, a ciência é aberta a perguntas, na verdade as perguntas são sua força, mostra a verdade através do método científico, curou doenças, alimentou multidões, levou o homem as profundezas do oceano e o fez caminhar na lua. Dividiu o átomo, explicou como estamos relacionados com outros seres, mostrou que apesar de sermos um entre milhares e milhares de espécies neste planeta, há centenas de planetas em nossa galáxia para cada um de nós e mais cem bilhões de galáxias para escolher, nos disse que somos feitos de estrelas que morreram... A verdade é muito mais legal e mais interessante que qualquer estórinha de criação que envolve seres mitológicos.
 
É hora de colocar um fim a farsa de que a fé religiosa é digna de respeito. Ela teve tempo suficiente para tentar demostrar seu valor e falhou em todos os testes.

Bruna